Todas as etapas de uma cabeça 3D

Olá pessoal! Feliz ano novo pra todos vocês! Essa é minha primeira postagem de 2011. ^^


Fiz uma cabeça em 3D e passei por todas as etapas, como: Modelagem, mapeamento, texturização e animação. Construir essa cabeça para estudos e depois de mais ou menos um mês e meio aprendi tudo, e o resultado está aí.


Contudo antes de chegar nesse resultado tive que fazer várias pesquisas e estudos, e aproveito também para agradecer ao pessoal do fórum da trêsd1 ( http://www.tresd1.com.br ) que me ajudaram bastante e a Masahiro Ushiyama por ter feito o vídeo que me deu a inspirarão para esse estudo. Abaixo tem um vídeo com todo a evolução do estudo, da modelagem até a finalização da textura e do cabelo.



Agradeço também ao site vgmusic ( http://www.vgmusic.com ) por ter disponibilizado a musica, ao autor MrMK por ter feito essa versão e a Capcom por ter criado toda a série Megaman. A baixo irei postar alguns links interessantes de vídeos que peguei como referência para meus estudos.



MODELAGEM:
(Autor: Masahiro Ushiyama - site dele: http://usms.ws/ - Human Head Modeling ):

Esse vídeo foi minha fonte de inspiração para fazer esse estudo, utilizei ele em todos os processos. Para fazer a modelagem eu assistia, pausava e modelava.




MAPEAMENTO E TEXTURIZAÇÃO:
Mapeando uma cabeça no 3DS Max ( autor: Carlos Rafael Morais - TheRafamaximus - dividido em 9 partes ):




HAIR AND FUR:
Create three different hairstyles in 3dsmax PART 1 ( autor: hammerbchan - dividido em 3 partes)
http://www.youtube.com/watch?v=sh1SzN6tlCE&feature=related 

Bangkok University, Creating Hair and Fur in 3ds MAX and MAYA Project,[Present Version] (autor: ScienceBangkokU )
http://www.youtube.com/watch?v=V32g2M6YJ7c&feature=fvw 

Hair Modeling ( autor: cgfuel )
http://www.youtube.com/watch?v=QVZujX7oq4w&feature=related

Esses vídeos são bons, mas existe um tutorial no próprio Max que ensina a fazer o cabelo através de linhas, eu achei essa maneira bem mais fácil, basta fazer lines do edit spline. Funciona da seguinte maneira, você desenha os fios do cabelo, quando terminar, é só da attach até os fios ficarem como um só elemento, após isso é só aplicar o Hair and Fur e ajustar alguns parâmetros.



MELHORIAS NA CABEÇA 3D:
Graças ao pessoal da trêsd1 pude fazer melhorias na cabeça, poderia citar alguns nomes aqui, mas são muitos ^^'. Então agradeço a toda família da trêsd1! ^^




RIG FACIAL:
WoW - 3Ds MAX tutorial for Morph Targets - Part 01 ( autor: IwKia1 )
http://www.youtube.com/watch?v=k2v5uG1tFak <<<<<< dividido em duas partes 

Tive que diminuir a quantidade de fios no cabelo para a produção da animação, pois o render estava demorando um pouco. ^^'


Bem, está aí pessoal, todo o processo que fiz para a produção da cabeça 3D. Demorei mais ou menos um mês e meio para fazer todo o processo, mas hoje faço esse processo bem mais rápido, inclusive estou fazendo um personagem e a modelagem fiz em apenas dois dias, com a prática esse processo fica cada vez mais rápido e fácil.


Agradeço a todos os visitantes, tenham um ótimo final de noite e até breve! ^^

Comentários

  1. Bah, eu nunca me arrisquei a criar um corpo ainda, só fico nos carros rsrs.............

    Mas com tanta dica e videos na sua postagem, da pra começar a praticar.

    Parabéns pela postagem e pela conquista.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Leonardo Laipelt, muito obrigado! Realmente foi uma aventura até chegar nesse resultado, no início pensei que fosse mais difícil, mas com passar do tempo e progredindo etapa por etapa, vi que era bem mais fácil. Se quiser alguma ajuda na modelagem de personagens, só é falar. Suas modelagens de carros são perfeitas, acho que você não terá dificuldades para modelar um personagem.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito bão véio, manda braza nos estudos!

    ResponderExcluir
  4. parabens Alquimista :D isso ae continua modelando coisas e sendo criativo. eu to vendo que voce ta evoluindo rapido :D :D parabens!

    ResponderExcluir
  5. Olá Waniel Jorge, muito obrigado! E pode deixar que irei mandar brasa! ^^

    Olá Alex Ruiz, valeu mesmo! Realmente estou evoluindo bem rápido e um dos incentivos vem de vocês. ^^

    Pessoal valeu mesmo pelo incentivo, está me dando bastante força para evoluir e ajudar ainda mais a todos. ^^

    ResponderExcluir
  6. Parabéns peloe excelente estudo.
    Estou impressionado com sua rapida evolução.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Olá Rudy, Muito obrigado! Gosto muito de estudar e quando é algo que agente gosta, ninguém segura! ^^

    Sucesso Rudy, e valeu pela dica da iluminação com a Daylight! ^^

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog e pelo trabalho!! :D

    ResponderExcluir
  9. Olá u, muito obrigado! Fico muito feliz que tenha gostado do meu trabalho. Se precisar de alguma coisa é só falar. :D

    ResponderExcluir
  10. Estou impressionada com o que vi e estou vendo...
    Excelentes trabalhos tu tens feito, eu sou estudante dee Engenharia Informatica e preciso de ajuda para fazer alguns projectos, É possivel me ajudares?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana Ju, desculpa a demora na resposta. Posso sim, se estiver dentro das minhas possibilidades, com certeza ajudo. Fico feliz que gostou, qualquer coisa é só postar :).

      Fica com Deus.

      Excluir

Postar um comentário