Ilustrando Ideias - O que são fundamentos do Desenho/Pintura?

No Ilustrando Ideias anterior falamos sobre hábitos, mentalidade e como se preparar antes de começar a estudar desenho/pintura (serve pra qualquer objetivo de vida também), vocês podem conferir no link abaixo. 

https://saulosouzaartwork.blogspot.com/2021/07/ilustrando-ideias-como-comeco-estudar.html

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois de trabalharmos nossa mentalidade, precisamos focar em aprender os fundamentos do Desenho/Pintura.

E o que são esses fundamentos? 

Assim como em qualquer área, precisamos estudar, fazer cursos, faculdades etc para exercer uma profissão, isso não é diferente para ilustração. Apesar de muitos acharem ainda que desenhar é um dom, que a pessoa já nasce sabendo, a verdade é que não. O que acontece é que quando somos crianças desenhamos e colorimos, mas com o passar do tempo tendemos a deixar isso pra lá por conta de uma mentalidade errada da sociedade ou por que a pessoa já não gosta mais de desenhar/colorir mesmo. Os Fundamentos do Desenho/Pintura são conceitos que precisamos aprender  para melhorar nossas habilidades na área, conceitos como Anatomia, Perspectiva, Gesture Drawing, Composição, Valores, Cores e Storytelling, fazem parte do cotidiano de todo artista ilustrador, ainda existem outras habilidades como lineart por exemplo, mas vamos deixar as sete primeiras pra não confundir agora no início. (Nos próximos Ilustrando Ideias vou falando melhor sobre cada um).

Estudo rápido de observação | Música TFB9 de Vibe Tracks | Foto de referência tirada do Pinterest

Resultado Final do estudo acima

Mas qualquer pessoa pode aprender a desenhar/pintar?

Sim pode! Mas é preciso ter Paciência, Resiliência e Persistência, por isso antes de começar a estudar é bom ver o Ilustrando Ideias anterior para mudar alguns hábitos e a mentalidade, pra só depois começar a estudar os fundamentos de desenho/pintura.

Nos próximos Ilustrando Ideias vou falar melhor sobre cada fundamento, vou dedicar um post pra cada um e pretendo também dar dicas de como estudar online, tanto para cursos pagos como para materiais gratuitos. 🙂

Bem, por hoje é só pessoal! Desejo uma ótima semana a todos! 🙂

Comentários

  1. Olá Saulo, muito importantes suas considerações. Não é porque determinada nasceu com o "dom" para o desenho que não precisa aprofundar no estudo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Milton!! Muito obrigado meu amigo! O estudo é importante em todas as áreas de nossas vidas, sempre estamos evoluindo e aprendendo a cada dia. :)

      Abração e tudo de bom!

      Excluir
  2. Ah, e eu enviei o desenho para a Rayssa Leal, ficaria muito feliz se ela curtisse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que Rayssa Leal vai adorar o desenho!! Talvez ela demore um pouco pra ver, mas quando ela vê vai curtir demais! :D

      Excluir

Postar um comentário