Tutorial básico - Unity3D
Olá pessoal!! Hoje estou trazendo um pequeno tutorial que fiz para o software Unity3D, com o avanço de meu aprendizado na ferramenta, pretendo ir postando mais tutoriais do mesmo. Esse tutorial é bem simples, apenas para todos que estão começando a se familiarizar com a Unity3D, estou usando a versão 2.6 gratuita, mas o software atualmente está na versão 3.3, contudo acho que não tem problemas. Bem, vamos começar o tutorial!!
1º) Essa é a interface da Unity3D, ela é bem intuitiva, irei explicar uma por uma.
- Scene: É onde iremos trabalhar, nela se adiciona objetos, cenários, iluminação entre
várias outras coisas.
- Game: É o jogo, se você apertar no botão de play acima, o jogo irá começar e é nesse
tela que vamos testar o game.
- Hierarchy: É onde fica os objetos, cenários, luzes etc na Scene. Vocês podem notar
que só exite uma câmera na Scene e seu nome "Main Camera" está na
Hierarchy.
- Inspector: Onde fica todas as informações do elemento na Hierarchy, como posição,
escalonamento, rotação etc... Caso a "Main Camera" tivesse sido
selecionada iria aparecer todas as informações da câmera.
- Project: É onde fica todas as pastas do projeto, elas não estão na Scene, mas é com
elas que adicionamos elementos na mesma, ou seja, se você tiver uma casa em
uma das pastas do seu projeto, basta clicar e arrastar até a Scene que irá
adiciona-la.
Depois de uma breve explicação sobre a interface do software, iremos começar o tutorial propriamente dito:
2º) Crie um cubo conforme a imagem, não se preocupe com a posição do mesmo, existe uma tecla de atalho muito útil, ela server para dar zoom no objeto selecionado, você precisa apenas clicar no objeto da hierarchy com a scene selecionada e apertar "F", faço da seguinte forma, clico no objeto em hierarchy, após isso clico na tela Scene ( com isso a seleção em hierachy some ), clico "Ctrl + Z" e por final clico "F", ou simplesmente clica em um objeto direto na Scene e aperta "F".
3º) Após adicionar o cubo, modifique os valores de Position e Scale conforme a imagem. Nota: Quando fazemos um novo projeto a "Main Camera" cria-se automaticamente.
4º) Vamos usar o First Person Controller, esse prefab serve para fazer com que o player se mova como um jogo de FPS, para adiciona-lo, basta clicar e arrastar para a Scene.
5º) Agora ajuste a posição conforme a imagem.
Nota: Quando adicionamos o prefab First Person Controller, automaticamente ele identifica a colisão com o piso e qualquer objeto, além de já possuir gravidade. Clique em Play para fazer o teste.
6º) Adicione outro cubo a cena da mesma forma que o piso, mas com outros ajustes, iremos mudar o nome cubo para prédio1 e atribua os valores de position e scale conforme a imagem.
7º) Agora iremos clonar o prédio1, selecione o prédio1 na Hierarchy e pressione Ctrl + D, essa combinação é um atalho para duplicar um objeto, ao duplica-lo, o novo objeto estará na mesma posição do original, nomeie o novo objeto como prédio2 e atribua o valor de position indicado na figura.
8º) Agora iremos adicionar um GameObject vazio para agrupar os dois prédios dentro do mesmo.
9º) Nomeie o GameObject para prédios e clique em enter, após isso clique e arraste o prédio1 e o prédio2 para o GameObject Prédios que acabamos de criar.
10º) Note que esse GameObject serviu para agrupar os objetos, mas o GameObject serve para uma infinidade de coisas que pretendo falar nos próximos tutoriais. Clique em Play para fazer o teste.
11º) Vocês irão notar que quando testamos o jogo ele está meio escuro, para clarear a cena temos que adicionar uma iluminação. Adicione a iluminação Point Light conforme a imagem acima.
12º) Ajuste os valores de Position e do Range conforme a figura e clique em Play para fazer o teste.
13º) Essa é a tela de testes, quando apertamos play iremos para a tela game, para mover basta apertar as setas do teclado e para a visualização é só mexer o mouse como um jogo de FPS.
E com isso finalizamos o primeiro tutorial sobre esta ótima engine, notem que não precisamos utilizar nenhuma linguagem de programação, apenas a interface. Tomando como base esse tutorial, já se pode fazer passeios virtuais simples, ao invés de geometrias podemos utilizar objetos e terrenos feitos no max, no blender ou em outro software de modelagem ou de construção de terreno.
Existe um canal no youtube muito bom sobre a Unity3D, o canal se chama TornadoTwins e possui uma coletânea de vídeo tutoriais ótimos em inglês, o link é esse:
- http://www.youtube.com/user/TornadoTwins#p/u/56/5-X-Ebh1kYA (Primeira vídeo aula)
Além dos tutoriais da própria Unity3D que são ótimos, o link do site da empresa é esse:
- http://unity3d.com/
Bem, é isso aí pessoal!! Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida sobre o tutorial podem perguntar a vontade. Agradeço a todos, tenham uma ótima noite e até breve. ^^
1º) Essa é a interface da Unity3D, ela é bem intuitiva, irei explicar uma por uma.
- Scene: É onde iremos trabalhar, nela se adiciona objetos, cenários, iluminação entre
várias outras coisas.
- Game: É o jogo, se você apertar no botão de play acima, o jogo irá começar e é nesse
tela que vamos testar o game.
- Hierarchy: É onde fica os objetos, cenários, luzes etc na Scene. Vocês podem notar
que só exite uma câmera na Scene e seu nome "Main Camera" está na
Hierarchy.
- Inspector: Onde fica todas as informações do elemento na Hierarchy, como posição,
escalonamento, rotação etc... Caso a "Main Camera" tivesse sido
selecionada iria aparecer todas as informações da câmera.
- Project: É onde fica todas as pastas do projeto, elas não estão na Scene, mas é com
elas que adicionamos elementos na mesma, ou seja, se você tiver uma casa em
uma das pastas do seu projeto, basta clicar e arrastar até a Scene que irá
adiciona-la.
Depois de uma breve explicação sobre a interface do software, iremos começar o tutorial propriamente dito:
2º) Crie um cubo conforme a imagem, não se preocupe com a posição do mesmo, existe uma tecla de atalho muito útil, ela server para dar zoom no objeto selecionado, você precisa apenas clicar no objeto da hierarchy com a scene selecionada e apertar "F", faço da seguinte forma, clico no objeto em hierarchy, após isso clico na tela Scene ( com isso a seleção em hierachy some ), clico "Ctrl + Z" e por final clico "F", ou simplesmente clica em um objeto direto na Scene e aperta "F".
3º) Após adicionar o cubo, modifique os valores de Position e Scale conforme a imagem. Nota: Quando fazemos um novo projeto a "Main Camera" cria-se automaticamente.
4º) Vamos usar o First Person Controller, esse prefab serve para fazer com que o player se mova como um jogo de FPS, para adiciona-lo, basta clicar e arrastar para a Scene.
5º) Agora ajuste a posição conforme a imagem.
Nota: Quando adicionamos o prefab First Person Controller, automaticamente ele identifica a colisão com o piso e qualquer objeto, além de já possuir gravidade. Clique em Play para fazer o teste.
6º) Adicione outro cubo a cena da mesma forma que o piso, mas com outros ajustes, iremos mudar o nome cubo para prédio1 e atribua os valores de position e scale conforme a imagem.
7º) Agora iremos clonar o prédio1, selecione o prédio1 na Hierarchy e pressione Ctrl + D, essa combinação é um atalho para duplicar um objeto, ao duplica-lo, o novo objeto estará na mesma posição do original, nomeie o novo objeto como prédio2 e atribua o valor de position indicado na figura.
8º) Agora iremos adicionar um GameObject vazio para agrupar os dois prédios dentro do mesmo.
9º) Nomeie o GameObject para prédios e clique em enter, após isso clique e arraste o prédio1 e o prédio2 para o GameObject Prédios que acabamos de criar.
10º) Note que esse GameObject serviu para agrupar os objetos, mas o GameObject serve para uma infinidade de coisas que pretendo falar nos próximos tutoriais. Clique em Play para fazer o teste.
11º) Vocês irão notar que quando testamos o jogo ele está meio escuro, para clarear a cena temos que adicionar uma iluminação. Adicione a iluminação Point Light conforme a imagem acima.
12º) Ajuste os valores de Position e do Range conforme a figura e clique em Play para fazer o teste.
13º) Essa é a tela de testes, quando apertamos play iremos para a tela game, para mover basta apertar as setas do teclado e para a visualização é só mexer o mouse como um jogo de FPS.
E com isso finalizamos o primeiro tutorial sobre esta ótima engine, notem que não precisamos utilizar nenhuma linguagem de programação, apenas a interface. Tomando como base esse tutorial, já se pode fazer passeios virtuais simples, ao invés de geometrias podemos utilizar objetos e terrenos feitos no max, no blender ou em outro software de modelagem ou de construção de terreno.
Existe um canal no youtube muito bom sobre a Unity3D, o canal se chama TornadoTwins e possui uma coletânea de vídeo tutoriais ótimos em inglês, o link é esse:
- http://www.youtube.com/user/TornadoTwins#p/u/56/5-X-Ebh1kYA (Primeira vídeo aula)
Além dos tutoriais da própria Unity3D que são ótimos, o link do site da empresa é esse:
- http://unity3d.com/
Bem, é isso aí pessoal!! Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida sobre o tutorial podem perguntar a vontade. Agradeço a todos, tenham uma ótima noite e até breve. ^^
Excelente tutorial, ainda sou iniciante no unity, me ajudou muito, vlw. :D
ResponderExcluirOlá amigo Julio, que bom que ajudou!! Pretendo trazer outros tutoriais sobre essa fantástica engine conforme vá evoluindo na mesma. :D
ResponderExcluirAbraços.
Grande amigo Alquimista3D, tudo bem?
ResponderExcluirFantástica sua iniciativa de ensinar através de tutoriais, parabéns! Não conheço o Unity, mas gostei do ambiente de trabalho... Terminei recentemente um curso de Revit Architetural, da Autodesk, e estou engatinhando no ambiente 3D computacional... hehehe
Abração e fica com Deus.
Olá Alquimista3D,
ResponderExcluirjá salvei o tutorial em PDF para depois estudar sem pressa.
Valeu cara!
Grande abraço e parabéns por dividir seus conhecimentos.
Ola Alquinista queria te pedir para fazer um mascote pro meu blog o:
ResponderExcluirhttp://blogbiruta.blogspot.com/
E em troca eu editaria o layout do teu blog.
Aguardo respostas.
Olá amigo Emerson, tudo bem. A Unity3D é bem simples de se usar, com pouco tempo você consegue fazer trabalho legais. Não conheço o Revit Architetural, mas dou o maior apoio, o mundo 3D é ótimo. :D
ResponderExcluirAbraços e fica com Deus.
Olá amigo Milton, fico feliz que tenha gostado do tutorial! Com ele já se pode ter uma noção legal sobre a ferramenta, pretendo trazer novos tutoriais conforme vá evoluindo na mesma. :D
Muito obrigado!! Abraços.
Olá amigo william, agradeço a preferência, mas infelizmente estou sobrecarregado de projetos para fazer e tenho datas para entregar, inclusive tive que recusar um com uma boa remuneração.
Peço desculpas por não poder ajuda-lo e desejo boa sorte.