Todas as etapas de um personagem 3D - Riku
Olá pessoal!! Hoje trago a conclusão do projeto do personagem Riku da série de jogos Kingdom Hearts das empresas Disney e Square Enix. Após o término desse personagem, aprendi todas as etapas para fazer um modelo completo para animação, seja para games ou filmes. Abaixo você irá curtir o resultado, além das dicas e links para tutoriais que usei nesse projeto.
Essa animação foi feita no 3DS Max 9 e editada no After Effects CS3, para fazê-la renderizei a mesma no formato de imagens seqüencial .tga e importei para o After, onde adicionei o céu.
As referências que usei para fazer essa animação foram dois vídeos do Kingdom Hearts, as apresentações do Kingdom Heats 1 e a do Kingdom Hearts 2, os links estão logo abaixo, vale apena conferir:
1) http://www.youtube.com/watch?v=qeQY12uK49M&feature=related
2) http://www.youtube.com/watch?v=LOdXhZ8GFXE&feature=related
No processo como um todo, tirei várias Print Screen e renders para compor esse vídeo no After Effects CS3, abaixo listarei alguns links para tutoriais que usei na criação do Riku.
Para a modelagem, mapeamento, textura e animação da cabeça vocês podem conferir no post - Todas as Etapas de uma Cabeça 3D
Praticamente usei os tutoriais da escultopintura para fazer o Riku, irei postar os links abaixo:
Modelagem:
- Autor: Dimas , site escultopintura:
1º)http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutorial_Modelagem_Corpo_Humano/Sumario/Sumario_Corpo_Humano.htm
2º)http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutorial_Animacao_Personagem/3_Modelagem_Corpo/1_Gabaritos/Gabarito_Corpo.htm
Esses dois tutoriais do site escultopintura dão todos os passos para se modelar uma pessoa, desde o gabarito até a finalização do projeto, esses tutoriais são divididos por seqüência, por exemplo: Primeiro gabarito, segundo pernas e assim sucessivamente.
Tentei fazer a textura com o material Multi/Sub-Object, onde dividir a malha por ids e apliquei a cor nos mesmos, notei que isso pesou e muito a viewport, foi então que o pessoal da 3D1 me ajudou mais uma vez, inclusive quero deixar o meu muito obrigado pra todos eles. :D
Mapeamento e Texturização:
Com ajuda dos amigos da trêsd1, conheci uma ótima técnica para abrir a malha do personagem, essa técnica é usada com o Unwrap UVW o nome dela é pelt, logo abaixo estão os links para as vídeo aulas:
3dmax pelt1 tutorial.flv ( autor: sri2chaitanya ) dividida em 4 partes
http://www.youtube.com/watch?v=EUkwClnnVJM&feature=related
pelt mapping tutorial ( Autor: tutxinho )
http://www.youtube.com/watch?v=WL7le3KXFFY&feature=related
Essa animação foi feita no 3DS Max 9 e editada no After Effects CS3, para fazê-la renderizei a mesma no formato de imagens seqüencial .tga e importei para o After, onde adicionei o céu.
As referências que usei para fazer essa animação foram dois vídeos do Kingdom Hearts, as apresentações do Kingdom Heats 1 e a do Kingdom Hearts 2, os links estão logo abaixo, vale apena conferir:
1) http://www.youtube.com/watch?v=qeQY12uK49M&feature=related
2) http://www.youtube.com/watch?v=LOdXhZ8GFXE&feature=related
No processo como um todo, tirei várias Print Screen e renders para compor esse vídeo no After Effects CS3, abaixo listarei alguns links para tutoriais que usei na criação do Riku.
Para a modelagem, mapeamento, textura e animação da cabeça vocês podem conferir no post - Todas as Etapas de uma Cabeça 3D
Praticamente usei os tutoriais da escultopintura para fazer o Riku, irei postar os links abaixo:
Modelagem:
- Autor: Dimas , site escultopintura:
1º)http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutorial_Modelagem_Corpo_Humano/Sumario/Sumario_Corpo_Humano.htm
2º)http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutorial_Animacao_Personagem/3_Modelagem_Corpo/1_Gabaritos/Gabarito_Corpo.htm
Esses dois tutoriais do site escultopintura dão todos os passos para se modelar uma pessoa, desde o gabarito até a finalização do projeto, esses tutoriais são divididos por seqüência, por exemplo: Primeiro gabarito, segundo pernas e assim sucessivamente.
Tentei fazer a textura com o material Multi/Sub-Object, onde dividir a malha por ids e apliquei a cor nos mesmos, notei que isso pesou e muito a viewport, foi então que o pessoal da 3D1 me ajudou mais uma vez, inclusive quero deixar o meu muito obrigado pra todos eles. :D
Mapeamento e Texturização:
Com ajuda dos amigos da trêsd1, conheci uma ótima técnica para abrir a malha do personagem, essa técnica é usada com o Unwrap UVW o nome dela é pelt, logo abaixo estão os links para as vídeo aulas:
3dmax pelt1 tutorial.flv ( autor: sri2chaitanya ) dividida em 4 partes
http://www.youtube.com/watch?v=EUkwClnnVJM&feature=related
pelt mapping tutorial ( Autor: tutxinho )
http://www.youtube.com/watch?v=WL7le3KXFFY&feature=related
Rig, Skin e Animação:
Essa área foi muito interessante, aprendi a fazer os controladores de maneira correta, a fazer os bones nos locais e direções certas e a ajustar o skin a malha, de forma que ao mover os controladores a malha se mova de modo correto.
Segui a seqüência de tutoriais do site Escultopintura do Autor Dimas, os links estão logo abaixo:
http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutorial_Animacao_Personagem/9_Esqueleto/1_Ossos_Parte1/Ossos_Parte_1.htm (Seqüência do tutoriais sobre os bones)
http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutorial_Animacao_Personagem/9_Esqueleto/3_Controladores_Parte_1/Controladores_Parte_1.htm (Seqüência de tutoriais sobre os controladores)
http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutorial_Animacao_Personagem/11_Skin/Skin_Parte1/Skin_Parte_1.htm (Seqüência de tutoriais sobre o skin)
http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutorial_Animacao_Personagem/2_Sumario/Sumario_Animacao_Personagem.htm (Sumário com todos os tutoriais necessários para modelar, texturizar e animar um personagem)
Fica aqui o meu muito obrigado ao pessoal da trêsd1 pela ajuda e força que me deram desde do início do projeto e ao Dimas, autor do site Escultopintura.
Bem, é isso aí pessoal!! Esse foi todo o processo que usei para fazer um personagem 3D no 3DS Max 9, levei em torno de 4 meses para completar todo o processo, demorei um pouco, pois esse foi o primeiro personagem totalmente completo que fiz, a modelagem foi bem rápida, assim como a texturização, a demora maior foi na parte de rig, skin e controladores, pois sabia pouca coisa, mas com a prática, o tempo para conclusão desse processo diminui consideravelmente, acho que em duas ou três semanas faço um personagem completo, partindo do zero.
Agradeço a todos, tenham uma ótima noite e até breve. ^^
Nooossa, a animação ficou incrível, parabéns. :D
ResponderExcluirE aí amigo Julio, fico feliz que tenha gostado!! Desde do início vem me incentivando nesse projeto lá na trêsd1 e aqui também, aproveito para agradecer o apoio. :D
ResponderExcluirEstou ansioso para ver as novidades do curta dos robôs. ^^
Grande amigo Alquimista3D, blz?
ResponderExcluirCara, fantástico seu trabalho! Ficou perfeita a personagem que você criou... Show! Parabéns!
Obrigado pelos gentis comentários e te desejo muito sucesso, pois criatividade e talento você tem de sobra!
Fica com Deus e grande abraço.
Olá Alquimista 3D,
ResponderExcluirficou "bárbaro" o personagem e sobretudo a animação! Show de bola mesmo!
O movimento com a cabeça, o leve andar do personagem, o gesto para câmera, enfim ficou bacana demais! Parabéns garoto!
Grande abraço
=)
Nossa!! Muito obrigado!! Fico muito feliz por terem gostado. :D
ResponderExcluirOlá amigo Emerson, valeu mesmo!! Esse projeto foi bem legal de fazer, aprendi e muito. Nossa!! Sei nem o que falar, só tenho agradecer, muito obrigado pelo comentário. :D
Olá amigo Milton, muito obrigado pelo comentário!! Realmente fico muito feliz por dois mestres da arte como você e o Emerson postarem comentários como esses, seus comentários me dão mais força para continuar evoluindo e postando novos projetos. :D
Quero agradecer a todos pelo apoio e pelos comentários. :)
Caraca velho!!! Teus trampos são muito loko!!!
ResponderExcluirAdorei o blog e ja to seguindo.
Abraço.
Olá J. Jr, fico feliz que tenha gostado dos trabalhos!! Pretendo trazer novidades legais, como tutoriais, dicas e novos trabalhos. Seja bem vindo!! :D
ResponderExcluirAbraços.
ficou muito legal,eu perdi o meu projeto do Sora(snif),vou ter que recomeçar...
ResponderExcluirtopera jr
Olá amigo Bernardo, desculpa a demora na resposta é que estava sem net. Agradeço muito o comentário!! Vindo de um expert em Kingdom Hearts então!! ^^ Pena que perdesse o Sora, estava ótimo!! Mas faz ele novo que irei acompanha-lo. Comecei a fazer o Roxas. ^^
ResponderExcluirAbraços.