Tutorial 3D - Modificador Morpher
Olá pessoal! Hoje trago um pequeno tutorial que fiz sobre o modificador morpher, é um tutorial bem simples, apenas para vocês terem uma noção do quanto esse modificador é importante para animação. Podem baixar as imagens desse tutorial sem problemas para os estudos e auxílio, pois as imagens ficaram pequenas no blog, mas elas estão em uma boa resolução.
Bem, mas vamos ao que interessa:
1º) Crie uma teapot, não precisa se preocupar com o tamanha da mesma.
2º) Faça clones da teapot, clique com o botão direito do mouse, escolha clone e arraste a nova teapot para o lado da primeira teapot.
Nota: Você também pode fazer o clone com o shift, basta com a teapot selecionada apertar shift e arrastar para o lado que aparece o clone do mesmo.
3º) Escolha a primeira teapot e aplique o modificador Morpher.
4º) Escolha a segunda e aplique o modificador bend, faça o mesmo para a terceira teapot.
5º) Ainda na segunda teapot em parameters do modificador bend, aplique 30 em angle e escolha Z em bend axis.
6º) Na terceira teapot em parameters do modificador bend, aplique -60 em angle e escolha Z em bend axis.
7º) Volte a primeira teapot, escolha o primeiro empty do channel list.
8º) Ainda na primeira teapot, no menu rollout do modificador morpher, role para baixo até encontrar Chanel parameters, clique em Pick Object From Scene e em seguida clique na segunda teapot, ela será adicionada na channel list.
9º) Dê o nome de Para Baixo, apenas por uma questão de organização.
10º) Você verá em Channel list que a segunda teapot estará adicionado lá com o nome que agente colocou nela.
11º) Clique no segundo Empty do Channel List para adicionar a terceira teapot.
12º) Faça o mesmo processo da segunda teapot, no menu rollout, role a barra para baixo até encontrar Channel parameters clique em Pick Object Fron Scene e em seguida clique na terceira teapot para adiciona-la na Channel list e de o nome - Para Cima.
13º) Você verá que ela também foi adicionada a Channel list.
14º) Selecione a segunda e a terceira teapot, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Hide Selection, para esconder os clones.
15º) Agora vamos a animação, iremos utilizar apenas a channel list para fazer essa animação, deixe os valores zerados em Para Cima e Para Baixo na Channel list e clique no botão Autokey para fazermos animação.
16º) Aqui não iremos utilizar uma câmera e nem iluminação, pois o meu intuito e de apenas mostrar como o modificador morpher é interessante, escolha a visão perspectiva e coloque para que a visualização fique que nem na imagem acima. Arraste até o frame 50 e modifique o valor de Para Baixo = 100.
17º) Arraste para o frame 60 e modifique o valor de Para Baixo = 0 e o valor de Para Cima = 1,0.
18º) Arraste para o frame 100 e aplique o valor de Para Cima = 100.
19º) A animação já está pronta, clique em play para ver como ficou.
20º) Agora vamos renderizar a animação e salvar a seqüência em um arquivo avi. Na aba superior, clique em Rendering e depois em render, ou simplesmente clique F10.
21º) Vai aparecer as opções do render, primeiro selecione em cammom parameters, mas precisamente em Time Output a opção Active Time Segment: 0 To 100, essa opção renderiza todas os frames da animação, em Output Siza escolha 320x240.
22º) No menu rollout, role para baixo até achar Render Output.
23º) Clique em Files escolha a pasta que deseja salvar a animação, de um nome para a mesma e escolha o formato .avi .
24º) Após clicar em salvar irá aparecer uma janela para escolher o compressor do vídeo, deixe o mesmo e click em ok.
25º) Agora é só esperar a renderização e ver a animação. :D
Usei uma vídeo-aula muito boa sobre o morpher, quando estava fazendo Todas as Etapas de uma Cabeça 3D. O link e as informações estão logo a baixo.
RIG FACIAL:
Bem, mas vamos ao que interessa:
1º) Crie uma teapot, não precisa se preocupar com o tamanha da mesma.
2º) Faça clones da teapot, clique com o botão direito do mouse, escolha clone e arraste a nova teapot para o lado da primeira teapot.
Nota: Você também pode fazer o clone com o shift, basta com a teapot selecionada apertar shift e arrastar para o lado que aparece o clone do mesmo.
3º) Escolha a primeira teapot e aplique o modificador Morpher.
4º) Escolha a segunda e aplique o modificador bend, faça o mesmo para a terceira teapot.
5º) Ainda na segunda teapot em parameters do modificador bend, aplique 30 em angle e escolha Z em bend axis.
6º) Na terceira teapot em parameters do modificador bend, aplique -60 em angle e escolha Z em bend axis.
7º) Volte a primeira teapot, escolha o primeiro empty do channel list.
8º) Ainda na primeira teapot, no menu rollout do modificador morpher, role para baixo até encontrar Chanel parameters, clique em Pick Object From Scene e em seguida clique na segunda teapot, ela será adicionada na channel list.
9º) Dê o nome de Para Baixo, apenas por uma questão de organização.
10º) Você verá em Channel list que a segunda teapot estará adicionado lá com o nome que agente colocou nela.
11º) Clique no segundo Empty do Channel List para adicionar a terceira teapot.
12º) Faça o mesmo processo da segunda teapot, no menu rollout, role a barra para baixo até encontrar Channel parameters clique em Pick Object Fron Scene e em seguida clique na terceira teapot para adiciona-la na Channel list e de o nome - Para Cima.
13º) Você verá que ela também foi adicionada a Channel list.
14º) Selecione a segunda e a terceira teapot, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Hide Selection, para esconder os clones.
15º) Agora vamos a animação, iremos utilizar apenas a channel list para fazer essa animação, deixe os valores zerados em Para Cima e Para Baixo na Channel list e clique no botão Autokey para fazermos animação.
16º) Aqui não iremos utilizar uma câmera e nem iluminação, pois o meu intuito e de apenas mostrar como o modificador morpher é interessante, escolha a visão perspectiva e coloque para que a visualização fique que nem na imagem acima. Arraste até o frame 50 e modifique o valor de Para Baixo = 100.
17º) Arraste para o frame 60 e modifique o valor de Para Baixo = 0 e o valor de Para Cima = 1,0.
18º) Arraste para o frame 100 e aplique o valor de Para Cima = 100.
19º) A animação já está pronta, clique em play para ver como ficou.
20º) Agora vamos renderizar a animação e salvar a seqüência em um arquivo avi. Na aba superior, clique em Rendering e depois em render, ou simplesmente clique F10.
21º) Vai aparecer as opções do render, primeiro selecione em cammom parameters, mas precisamente em Time Output a opção Active Time Segment: 0 To 100, essa opção renderiza todas os frames da animação, em Output Siza escolha 320x240.
22º) No menu rollout, role para baixo até achar Render Output.
23º) Clique em Files escolha a pasta que deseja salvar a animação, de um nome para a mesma e escolha o formato .avi .
24º) Após clicar em salvar irá aparecer uma janela para escolher o compressor do vídeo, deixe o mesmo e click em ok.
25º) Agora é só esperar a renderização e ver a animação. :D
Usei uma vídeo-aula muito boa sobre o morpher, quando estava fazendo Todas as Etapas de uma Cabeça 3D. O link e as informações estão logo a baixo.
RIG FACIAL:
WoW - 3Ds MAX tutorial for Morph Targets - Part 01 ( autor: IwKia1 )
http://www.youtube.com/watch?v=k2v5uG1tFak <<<<<< dividido em duas partes
http://www.youtube.com/watch?v=k2v5uG1tFak <<<<<< dividido em duas partes
Com o modificador morpher você pode fazer uma infinidade de efeitos para animação, essa é apenas uma delas. Aqui vai uma pequena animação que fiz com o morpher, o link é esse: http://alquimia3d88.blogspot.com/2011/02/animacao-3d-aventura-da-chaleira.html#comments
Ainda não sou um expert, mas estou passando o pouco que aprendi para vocês, espero ter ajudado. Qualquer dúvida podem postar que esclarecerei com o maior prazer. :)
Bem é isso pessoal, agradeço a todos, tenham um ótimo dia e até breve. ^^
Muito legal seus ensinamentos, amigão!
ResponderExcluirObrigado e parabéns!
Abraço.
Olá Emerson, muito obrigado! Que bom que gostou! :D Se precisar de ajuda, ou quiser alguma dica na área 3D, posso te dar alguns toques. :)
ResponderExcluirAbraços.
Gostei do tutorial, ainda não sabia usar o morpher, ajudou muito amigão. :D
ResponderExcluirE aê Julio, que bom que ajudou! :D Fico feliz em ter ajudado, se tiver qualquer dúvida, fique a vontade em postar. :)
ResponderExcluirAbraços.